04/09/2024
Ministro reforça necessidade do uso de termelétricas devido à seca severa que afeta o país
Em resposta à intensa seca que vem assolando diversas regiões do Brasil, o ministro Alexandre Silveira solicitou ao Operador Nacional do Sistema (ONS) a elaboração de um plano de contingência para garantir a segurança energética do país até 2026. A recomendação foi feita durante uma reunião preliminar com os diretores do ONS nesta terça-feira (03/09), em Brasília, antes da 295ª reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).
“A seca acima da média que vem castigando diversas regiões do país tem exigido de nós, gestores do setor elétrico, que tomemos medidas urgentes. A segurança energética do Brasil é uma prioridade do governo Lula”, destacou Silveira, sublinhando a necessidade de ações rápidas e eficazes.
Os meses de junho, julho e agosto registraram os menores volumes de chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste dos últimos 94 anos, o que agravou a situação dos reservatórios de água. Diante desse cenário crítico, o ministro indicou que a ativação de 70% a 80% das termelétricas será necessária para assegurar o fornecimento de energia no país.
Além disso, o Ministério de Minas e Energia (MME) abriu uma consulta pública para discutir os leilões de reserva de capacidade. A equipe técnica do MME já está analisando as contribuições recebidas para dar início aos certames, que fazem parte das medidas para enfrentar a crise hídrica e garantir a estabilidade energética do Brasil nos próximos anos.
Fonte: MME
Foto: Tauna Alencar/MME
Espaço Eficiência (antigo Energia)
Avenida Afonso Pena, 3.901 - Jardim dos Estados
79920-000 / Campo Grande/MS
Agendamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas
e aos sábados, das 8h às 13h.