17/09/2024
Rosimeire Costa, presidente do Concen-MS, participará do Painel 1, às 9h30 (BSB), que aborda desafios para garantir energia justa no Brasil
Nesta quarta-feira, 18 de setembro, a Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE) realizará o 2º Seminário Nacional dos Consumidores de Energia, reunindo especialistas e representantes de diversas áreas do setor elétrico para debater questões como justiça tarifária, transição energética e o impacto das mudanças climáticas no custo da energia. O evento, intitulado "Energia, sociedade e clima: A visão de quem paga a conta", terá como foco encontrar soluções para reduzir o custo da eletricidade e promover um futuro energético mais acessível e sustentável para os brasileiros.
No primeiro painel do dia, intitulado "Justiça Energética: como garantir energia justa com menos subsídios", Rosimeire Costa, presidente do Conselho Nacional de Consumidores de Energia (CONACEN) e do Concen-MS, trará sua perspectiva sobre os principais desafios enfrentados pelos consumidores no atual cenário de altas tarifas e desigualdades no acesso à energia. Durante sua participação, Costa deverá reforçar a importância de que a transição energética leve em conta as condições econômicas da população, com foco na distribuição justa dos custos.
O painel será moderado por Fábio Pupo, da Folha de S.Paulo, e contará também com a presença de outras importantes figuras do setor, como Mónica Banegas, especialista em justiça energética do Instituto Pólis, Mariana Amim, diretora jurídica da Associação Nacional dos Consumidores de Energia (ANACE), e Camila Bomfim, superintendente de tarifas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Além desse painel, o seminário terá uma série de mesas de discussão sobre desenvolvimento econômico e o papel da energia elétrica no cenário das mudanças climáticas, sempre com o objetivo de promover uma transição energética justa e eficaz. A abertura do evento contará com a participação de líderes como Luiz Eduardo Barata, presidente da FNCE, e Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia.
A expectativa é que o seminário ofereça insights valiosos para a formulação de políticas públicas voltadas à redução dos custos da energia e ao desenvolvimento de uma matriz energética sustentável no Brasil.
Com informações da FNCE
Espaço Eficiência (antigo Energia)
Avenida Afonso Pena, 3.901 - Jardim dos Estados
79920-000 / Campo Grande/MS
Agendamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas
e aos sábados, das 8h às 13h.