21/11/2024
A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realizará, no dia 5 de dezembro, às 10h, uma audiência pública para discutir o alto custo da conta de luz no Brasil. O evento foi proposto pelo deputado Hugo Leal, autor do requerimento que traz como tema central “Por que a conta de luz está tão cara?”.
Entre os convidados estão Gentil Nogueira, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME); Sandoval Feitosa, diretor-geral da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica); e Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Também foram chamados representantes de importantes instituições como o TCU (Tribunal de Contas da União), IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), e de associações do setor energético, incluindo ABRADEE, ABRACE, ABRAGE e ABRACEEL. Acadêmicos da FGV, UFRJ e UFSC também participarão, contribuindo com análises técnicas e científicas.
Segundo o deputado Hugo Leal, a audiência tem como objetivo debater os fatores que impactam o custo final da energia elétrica e buscar alternativas para reduzir o preço. “Todos os brasileiros sabem o quanto custa para manter sua casa ou empresa com valores cada vez mais altos. A conta de luz tem impacto na qualidade de vida e no custo dos produtos e serviços. Precisamos discutir soluções para evitar novos aumentos e buscar formas de redução”, destacou.
O parlamentar reforçou que o encontro será uma oportunidade de ouvir especialistas e avaliar melhorias na legislação. “Essa audiência pública é um passo importante para promover o debate, ouvir os especialistas e avaliar o melhor encaminhamento na busca de um melhor serviço de distribuição de energia à população e o aprimoramento da legislação, com a consequente redução da conta de luz”, afirmou.
Espaço Eficiência (antigo Energia)
Avenida Afonso Pena, 3.901 - Jardim dos Estados
79920-000 / Campo Grande/MS
Agendamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas
e aos sábados, das 8h às 13h.