Notícias

18/07/2024

ONS pede prontidão de usinas térmicas por conta da estiagem


Operador alerta para baixa nos níveis das bacias hidrográficas e aumento no consumo de energia em 2024

Recentemente, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) emitiu um comunicado às operadoras de usinas térmicas, solicitando que mantenham suas unidades em estado de prontidão para assegurar o fornecimento de energia elétrica aos consumidores.

O objetivo é garantir a capacidade de atendimento durante o período seco e a transição para a temporada úmida de 2024/2025, conforme detalhado no documento. O ONS observou que, nos últimos meses, as precipitações e afluências em diversas das principais bacias hidrográficas tiveram queda em relação à média histórica.

Além das condições hidrometeorológicas desfavoráveis, o setor elétrico brasileiro enfrenta um aumento na demanda de energia em 2024, especialmente durante os picos de carga diária. "Diante desses pontos, solicitamos a maximização da disponibilidade de geração térmica e a prontidão das usinas para garantir o atendimento energético em caso de necessidade de despacho para o SIN (Sistema Interligado Nacional)", destaca o documento do ONS.

A situação foi corroborada pelo acionamento da bandeira tarifária amarela, no início de julho, pela Aneel. O país estava em bandeira verde havia 26 meses, por conta das condições favoráveis de geração de energia. A mudança para a bandeira amarela é um sinal de alerta sobre as mudanças nas condições e atenção ao consumo crescente de energia em 2024. 


Manutenção e combustível

O ONS também pediu aos operadores térmicos que informem antecipadamente sobre manutenções programadas e quaisquer postergações. Questões como hibernação de usinas ou falta de combustível devem ser comunicadas previamente, conforme estabelecido nos procedimentos de rede, para evitar problemas na programação diária ou em tempo real.

Seca atípica

No início de julho, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) divulgou previsões desfavoráveis para o período de chuvas no Brasil, alertando que julho poderia ser o terceiro mês mais seco em 94 anos, no melhor dos cenários analisados.

De acordo com o último boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) do ONS, referente à semana operativa de 13 a 19 de julho, os reservatórios brasileiros estão estáveis nos níveis de Energia Armazenada (EAR).

Com informações do Canal Solar
Foto: Arthur Victor



NOSSO ENDEREÇO

Espaço Eficiência (antigo Energia)
Avenida Afonso Pena, 3.901 - Jardim dos Estados
79920-000 / Campo Grande/MS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Agendamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas
e aos sábados, das 8h às 13h.

REDES SOCIAIS

© 2025 - CONCEN - Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energia MS.