03/07/2025
Medida visa atender demanda no período seco e recuperar reservatórios no Sul
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) determinou o aumento do uso de usinas termelétricas para assegurar o fornecimento de energia durante o período seco e a transição para o período úmido de 2025/2026. A medida, tomada em conjunto com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), visa garantir a estabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN) no segundo semestre deste ano.
A recomendação do ONS inclui a maximização da geração das térmicas e a permanência das usinas em prontidão. A estratégia faz parte das ações operativas para manter o atendimento à carga e à demanda por potência no País.
Em junho, o ONS apresentou ao CMSE um conjunto de medidas para reforçar o fornecimento de energia, incluindo o uso da capacidade de modulação das hidrelétricas do rio São Francisco e da usina de Itaipu, além da maior disponibilidade de geração térmica.
O subsistema Sul permanece sob monitoramento. A região teve os níveis dos reservatórios afetados por condições climáticas adversas nos últimos meses. A expectativa, segundo o ONS, é de recuperação dos volumes a partir de agosto.
O diretor-geral do ONS, Marcio Rea, afirmou que a questão do atendimento de potência no segundo semestre segue como prioridade. "Propusemos diferentes ações que vão garantir o atendimento da demanda", disse.
Espaço Eficiência (antigo Energia)
Avenida Afonso Pena, 3.901 - Jardim dos Estados
79920-000 / Campo Grande/MS
Agendamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas
e aos sábados, das 8h às 13h.