Notícias

18/02/2022

Concen participa de solenidade de conclusão da primeira fase do Ilumina Pantanal


 A presidente do Concen, Rosimeire Costa, esteve nesta sexta-feira, 18, em Corumbá, para solenidade que marca a universalização da energia elétrica no Pantanal. Ela destaca que a entidade se empenhou desde o início do processo em gestão junto ao Ministério das Minas e Energia e Agência Nacional de Energia Elétrica, de forma a mitigar os impactos tarifários na área de concessão. “Temos um resultado muito exitoso, finalizamos hoje a primeira fase do processo de universalização em Mato Grosso do Sul e com o uso dos sistemas fotovoltaicos, projeto já reconhecido por premiação internacional. Agora também somos a referência em projetos de sistemas isolados no Brasil”, diz.

O projeto da Energisa MS envolveu os municípios de Corumbá, Aquidauana, Coxim, Ladário, Porto Murtinho, Rio Verde e Miranda, tem parceria do governo estadual e soma investimento de R$ 134 milhões. “Energia era um problema no Pantanal.  Este benefício chegou para 2.090 pessoas (energia solar). Isto faz diferença na vida delas. É um programa de cunho social, que atendeu comunidade indígena, ribeirinhos, pequenos, médios e grandes produtores e ainda vai chegar a todos que não foram atendidos”, descreveu o governador Reinaldo Azambuja, durante o ato, realizado no Sindicato Rural de Corumbá. 

Ao todo, 2.167 unidades consumidoras foram beneficiadas pelo programa, sendo 77 famílias atendidas por rede de distribuição convencional, e 2.090 clientes por meio do SIGFI (Sistema Individual de Energia Elétrica com Fonte Intermitente), cuja fonte de energia é solar. A próxima fase contemplará mais 600 placas (solares). Entre os beneficiados do programa, nesta primeira fase, estão os índios guatós, que habitam em reserva no Pantanal de Corumbá, além de ribeirinhos.

Fotos: Divulgação Energisa e Chico Ribeiro/Governo de MS

NOSSO ENDEREÇO

Espaço Eficiência (antigo Energia)
Avenida Afonso Pena, 3.901 - Jardim dos Estados
79920-000 / Campo Grande/MS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Agendamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas
e aos sábados, das 8h às 13h.

REDES SOCIAIS

© 2024 - CONCEN - Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energia MS.