Notícias

01/02/2021

Como economizar energia elétrica no verão?


Com o verão a pleno vapor, temperaturas elevadas e muita gente ainda trabalhando em home office por causa da pandemia, fica difícil abrir mão do conforto do ar-condicionado, da água gelada ou mesmo do bom e velho ventilador. Se esse conforto, porém, não for controlado pesará na conta de energia elétrica e doerá muito no bolso do consumidor.

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que no verão a conta de luz chega a ficar até 8,6% mais cara. Junte-se a isso o fato de que mais pessoas estão trabalhando de casa, pode-se estimar maior utilização de eletrodomésticos e o consequente aumento dos gatos com energia elétrica. Usar a energia elétrica de forma consciente também é cuidar do meio ambiente.

Eficiência energética

Para ajudar consumo racional de energia no País, o Inmetro criou o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que classifica os aparelhos de acordo com sua eficiência energética, auxiliando o consumidor a fazer uma compra mais consciente. Produtos classificados com a letra A são os mais eficientes. Dependendo do eletrodoméstico, essa classificação pode chegar a G para os menos eficientes, como é o caso de refrigeradores.

O PBE permite que a sociedade como um todo conheça com adequado grau de confiança o consumo de energia dos produtos”, ressalta Danielle Assafin, coordenadora dos PBE de ar-condicionado e de refrigeradores.

Considerar informações das etiquetas do Inmetro nos eletrodomésticos é muito importante, mas mudanças sutis de hábito também podem evitar desperdícios e melhorar os gastos com energia elétrica.

Confira as dicas.

Ar-condicionado

Refrigerador

Ventilador

Calculadora Idec

Com base nas informações de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) desenvolveu uma ferramenta que ajuda a escolher o eletrodoméstico considerando o consumo de energia. Trata-se de uma calculadora que converte o consumo de energia dos modelos de refrigeradores, ventiladores, ar-condicionado, TV e máquina de lavar em dinheiro.

Primeiro, o consumidor deve selecionar o tipo de aparelho do seu interesse. Depois, precisa informar qual a distribuidora de energia, pois cada região do Brasil pratica uma tarifa diferente. Para converter energia em Reais, é preciso saber qual tarifa energética aplicar. Também é possível inserir o tempo de uso do aparelho, pois sabemos que quanto mais se usa os eletrodomésticos, mais consumirão energia. Após esses passos, aparecerão os modelos disponíveis no mercado, com as informações em Reais sobre o consumo de energia.

Também é possível aplicar filtros para selecionar os produtos conforme sua capacidade ou volume, e também selecionar até dois produtos para fazer uma comparação lado a lado. Muitas vezes a diferença do preço de compra é compensada pela economia de energia ao longo dos meses. Vale a pena fazer a conta!

Fonte: Inmetro

NOSSO ENDEREÇO

Espaço Eficiência (antigo Energia)
Avenida Afonso Pena, 3.901 - Jardim dos Estados
79920-000 / Campo Grande/MS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Agendamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas
e aos sábados, das 8h às 13h.

REDES SOCIAIS

© 2024 - CONCEN - Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energia MS.