Notícias

05/04/2022

Após negociação do Concen e Energisa, reajuste é adiado


O processo de Reajuste Tarifário Anual (RTA) que surtiria efeitos a partir de sexta-feira, 08 de abril, foi adiado em decisão nesta terça-feira, 05, da diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O pedido pela concessionária Energisa MS ocorre após intensas negociações com o Concen em soma de esforços para atenuar os impactos ao consumidor, previstos na casa dos dois dígitos. 

“Ontem mesmo tivemos rodada com a área técnica da Aneel e alinhamos com a Energisa para seguirmos com as negociações. Consideramos que qualquer percentual para amenizar o efeito ao consumidor é muito importante. Com o adiamento, ganhamos um fôlego para buscar possibilidade de redução em cada rubrica possível”, diz a presidente do Concen, Rosimeire Costa.  Após gestão do Conselho, a Justiça Federal decidiu no dia 07 de março sobre a devolução de impostos cobrados de forma indevida pela Fazenda Federal (com ICMS na base do PIS e Cofins), o que já atenua o índice.

No RTA 2021 o aumento médio ao consumidor da área de concessão foi de 8,9% sendo que parte do índice foi diferida para o ano seguinte. 

O adiamento do aumento se dará até que “as medidas para RTA estejam aptas”, de acordo com a Aneel. Nas próximas semanas devem ser ajustados os pontos que vão contribuir para a queda do índice.

Confira a decisão 


NOSSO ENDEREÇO

Espaço Eficiência (antigo Energia)
Avenida Afonso Pena, 3.901 - Jardim dos Estados
79920-000 / Campo Grande/MS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Agendamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas
e aos sábados, das 8h às 13h.

REDES SOCIAIS

© 2024 - CONCEN - Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energia MS.