Notícias

02/03/2021

Projeto Ilumina Pantanal foi lançado com impacto tarifário reduzido graças à articulação iniciada em 2018


Lançado nesta terça-feira, 02, o Projeto de Universalização da Energia no Pantanal, denominado Ilumina Pantanal, foi motivo de intensas articulações do Concen (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS), junto ao Ministério das Minas e Energia e da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).


"Conseguimos trabalhar de forma a mitigar os impactos do investimento, uma vez que 65% serão cobertos pela Conta de Desenvolvimento Energético, graças à articulação que juntos temos desenvolvido desde 2018", diz a presidente do Concen, Rosimeire Costa. Durante a cerimônia de lançamento, a atuação do Concen foi enaltecida tanto pelo diretor-presidente da Energisa MS, quanto pelo secretário (Semagro) Jaime Verruck e o governador, Reinaldo Azambuja.
 
O diretor-presidente da EMS, Marcelo Vinhaes, destacou que os impactos sociais, ambientais e econômicos foram amplamente estudados até chegar à concepção do atual modelo do projeto de universalização e explicou todas as fases, do P&D aos primeiros módulos implantados. Na fase de execução, a partir de módulos solares de alta tecnologia e baterias de lítio, a logística é o ponto desafiador. O investimento total é de R$ 133,9 milhões até 2022, quando devem ser atendidos 2.090 clientes.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, destacou que é um projeto estruturante para desenvolvimento da pecuária, do turismo, da pesca e para levar dignidade à população da região do Pantanal, com o menor impacto ambiental possível. Rodrigo Limp, secretário nacional de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, também destacou que o projeto é inovador considerando as características regionais. O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, explicou que a instalação de microssistemas mostrou-se, desta forma, mais viável do que levar a rede ao Pantanal.
 
“Hoje, através dos esforços  conjuntos de todos os atores, podemos levar energia ao Pantanal que é considerado patrimônio da Humanidade pela Unesco, propiciando desenvolvimento e qualidade de vida junto e a questão ambiental”, disse o governador Reinaldo Azambuja.

Confira a cerimônia de lançamento do Ilumina Pantanal

Foto: Chico Ribeiro/Subcom
NOSSO ENDEREÇO

Espaço Eficiência (antigo Energia)
Avenida Afonso Pena, 3.901 - Jardim dos Estados
79920-000 / Campo Grande/MS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Agendamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas
e aos sábados, das 8h às 13h.

REDES SOCIAIS

© 2024 - CONCEN - Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energia MS.